Alavancando a produtividade na construção

Por: JL Engenharia – Paulo Henrique consultor de conteúdo

Diante de uma concorrência acirrada, como é no mercado da construção civil, implantar melhorias de gestão que possam trazer aumento de produtividade pode se tornar um grande diferencial. Pensando nisso, a empresa JL ENGENHARIA adotou diversas práticas lean, dentre as quais um elemento fundamental nesse sistema: o trabalho padronizado, que vai muito além de procedimentos técnicos tudo para que o cliente saiba e participe de cada processo realizado.

Sabemos que na área de construção civil, o trabalho padronizado define a melhor sequência de movimentação dos funcionários, processos, a logística mais adequada e o posicionamento de estoque e equipamentos no local de execução dos serviços para garantir o ritmo previamente definido para que tudo ocorra dentro do cronograma definido no escopo do projeto alinhado.

Com o  avanço da prática na construção brasileira, civil ou industrial, ainda enfrenta alguns desafios pelo caminho, como questões de logística e de mão de obra. Entre as principais barreiras a superar, no entanto, estão a cultura de trabalho em canteiros de obras, o desconhecimento dos profissionais e a resistência de players tradicionais em implementar novas práticas e tecnologias por isso sempre contar com um bom diagnóstico ajuda nesse processo.

É preciso um esforço de conscientização que deixe claro as complexidades de transformar processos na construção. Para surtir efeito, as mudanças não podem ocorrer de maneira isolada — é necessário um empenho coletivo do setor como um todo.

A jornada de transformação já traz inúmeros resultados, mas é importante ter a consciência de que o processo precisar ser contínuo para ser eficiente.

Entre em contato conosco e saiba mais como podemos te ajudar na sua obra!

One thought on “Alavancando a produtividade na construção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *